3º Convívio intercultural Bola Colorida e + Skillz E7G. Saiu peladinha de futebol de rua no Jardim do Princípe Real

No sábado passado, 25 de Maio, foi a equipa Bola Colorida (Horta Nova + Quinta do Cabrinha) encontrar-se com a malta do projeto +Skillz E7G, financiado pelo Programa Escolhas, no Bairro Alto.

Este projeto é promovido pela Associação Mais Cidadania e foi muito bom conhecê-lo de dentro, as pessoas que o compõem (técnicos e participantes), as atividades que realiza e o que já alcançou. Percebemos que faz um trabalho importante junto das crianças e jovens que vivem na zona do Bairro Alto e Baixa-Chiado, promovendo sua inclusão social e desenvolvendo a sua cidadania ativa.

Mas esta tarde foi MESMO em cheio. O pessoal do +Skillz levou-nos numa visita turística pelo seu bairro, e foi brutal! Mostraram-nos coisas do Bairro Alto e do Chiado que apenas os olhos de quem lá vive é que conhecem. Contaram-nos histórias locais, partilharam connosco o dia-a-dia de uma das zonas de Lisboa que mais alterações têm sofrido nos últimos anos, com o aumento do turismo e a expulsão dos que lá vivem. Por tudo isto, diríamos que estes jovens (e as suas famílias) são os mais resilientes de todos, pois, apesar do furacão do aumento dos preços das rendas locais, eles continuam lá, a resistir e a tentar manter viva a vida local de uma das zonas mais antigas da cidade de Lisboa.

O passeio turístico deu uma fome danada e algum cansaço nas pernas, então soube bem ir para o jardim do Príncipe Real descansar e pitar um bocado. Mas faltava ainda qualquer coisa… jogar à bola! E foi em pleno espaço público, ali no meio dos canteiros do Príncipe e das pessoas que iam passando, que os jovens do Bola Colorida explicaram aos do +Skillz as regras do futebol de rua, organizaram as equipas e fizeram uma bela peladinha… Vejam as fotos do encontro aqui!

Veja Também