I Torneio Bola Colorida – Intercultural de Futebol de Rua para celebrar a diversidade na Fonte Luminosa

Sabem quando nos esforçamos muito para alcançar uma coisa, nos cansamos, zangamos, quase desistimos, mas depois de tudo, essa coisa torna-se em algo maravilhoso e faz-nos transbordar de alegria? Pois foi assim que tudo aconteceu no 1º Torneio Bola Colorida – Intercultural de Futebol de Rua, no passado sábado dia 06 de Julho.

A Coordenadora do Projeto Joana Dias a dar as boas vindas

A preparação do torneio foi um verdadeiro desafio, pois queríamos fazer algo em grande, e ainda por cima num espaço público absolutamente central da cidade, que é a Fonte Luminosa. Era preciso pedir autorizações de ocupação de espaço público, fazer seguros de responsabilidade civil, tentar angariar apoios financeiros e não financeiros, pedir equipamentos e materiais emprestados, recolher esses equipamentos e materiais. Depois, era preciso convidar parceirxs para participarem no evento, voluntárixs para ajudar, comprar e preparar comida para aquela gente toda. Entretanto, era preciso comunicar o evento, nas redes sociais e através de comunicados, tentando chegar ao máximo número de pessoas possível. No próprio dia de manhã, montar todo o espaço, criar um campo da bola absolutamente improvisado, bancas de atividades. E finalmente, acolher xs convidadxs…

E quem é que veio? A Rede Ex Aequo, nossxs parceirxs do <3 desde o primeiro momento do Bola Colorida; O Companheiro, com quem temos ao longo do tempo nos aproximado cada vez mais; a CAIS, parceira de longa data, nas lides do futebol de rua; e, last but not least, a grande We Hate Tourism Tours, essa magnífica agência de turismo que odeia viagens turísticas, e que nos tem apoiado tanto, mas tanto, que já não temos palavras suficientes para agradecer.

Fizemos uma coisa impensável: na hora de iniciar o torneio misturamos as equipas todas! A bola explodiu de tantas cores novas que ganhou, em mil arco-íris! Adultos, jovens, crianças e bebés, raparigas e rapazes, vindos da periferia e do centro da cidade, ainda pessoal transeunte que se quis juntar à festa, digam lá se isto é que não é a diversidade em diálogo, a interculturalidade em ação…

A voluntária Gina Flor e aos seus ‘Corpos coloridos’

Importantes foram todos os apoios que tivemos para a realização do evento: xs voluntárixs da Associação Nacional de Futebol de Rua e da Academia Cidadã, que montaram o campo, arbitraram e organizaram os jogos da bola, puseram som, prepararam e distribuiram a comida durante toda a tarde, dinamizaram jogos tradicionais, deram formações em primeiros socorros, pintaram os corpos de toda a gente; a Câmara Municipal de Lisboa, que disponibilizou equipamentos e transporte para os participantes; a Junta de Freguesia do Areeiro que disponibilizou o espaço público; a Junta de Freguesia de Carnide, que disponibilizou transporte; o Pingo Doce que ofereceu a comida; a Ludoteca João de Deus que ofereceu os troféus. O nosso obrigado a todxs! Ajudaram-nos a construir um dia que dificilmente esqueceremos…

Pode ver as fotos do evento aqui.

Veja Também