1 Cidade, 2 Bairros, 2 Equipas, 1 Ferramenta: Interculturalidade • Direitos Sociais • Direitos Humanos • Capacitação • Integração • Cooperação

O projeto Bola Colorida utiliza a modalidade Futebol de Rua para promover o diálogo intercultural, a inclusão e capacitação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, residentes em dois bairros da cidade de Lisboa – Horta Nova em Carnide e Quinta do Cabrinha em Alcântara.

O projeto resulta da estreita colaboração entre a ANFR-FUTRUA e a Academia Cidadã, é financiado pela Federação Portuguesa de Futebol e pela Junta de Freguesia de Carnide.

O Bola Colorida aparece em 2018 para dar novo fôlego às intervenções já iniciadas em ambos os bairros pelas duas organizações e pretende contribuir para a capacitação de pessoas e organizações, celebrar a interculturalidade, a cooperação, os Direitos Humanos e Sociais.

Dois bairros, duas equipas – uma ferramenta!

O projeto Bola Colorida baseia-se na criação de duas equipas de Futebol de Rua, uma em cada bairro, que passam a colaborar e a desenvolver intercâmbios com o propósito de vir a fundar uma única equipa – a equipa Bola Colorida.

Motivado pela metodologia e prática do Futebol de Rua, o Bola Colorida pretende fomentar sinergias positivas entre públicos e organizações, bem como atuar na promoção dos Direitos Humanos e Sociais, nomeadamente nos âmbitos da igualdade de género e aceitação da diferença, no combate ao racismo, xenofobia e discriminação pela orientação sexual. Neste sentido, o projeto integra atividades desenvolvidas em cooperação com várias organizações que atuam no apoio a grupos e comunidades vulneráveis, como refugiados/as e as comunidade cigana e LGBTI+.

Horta Nova e Quinta do Cabrinha

A população do bairro da Horta Nova é maioritariamente de etnia cigana, ascendência africana e portuguesa, e sofre de grande vulnerabilidade socioeconómica devido a barreiras culturais, sociais e territoriais. A ANFR intervém neste território há mais de dois anos, inicialmente em parceria com a Associação Jardins Escolas João de Deus, no âmbito do projeto Oficinas João de Deus, do Programa BipZip da Câmara Municipal de Lisboa, e mais tarde com a atividade FUTRUA na Horta Nova, que conta com o apoio da Junta de Freguesia de Carnide.

O bairro da Quinta do Cabrinha foi construído entre 1998 e 2002 no vale de Alcântara, os seus habitantes são maioritariamente pessoas realojadas do antigo Casal Ventoso. O bairro sofre até hoje de exclusão social severa, fraca coesão comunitária e guetização do território. A Academia Cidadã intervém neste bairro desde 2016, com o projeto sociodesportivo e de capacitação comunitária Outros Campeonatos, do qual a ANFR foi parceira e mentora, e que contou com financiamento inicial do Programa BipZip da Câmara Municipal de Lisboa.

Bola Colorida no Facebook