Home > Outros Projetos

Recriar BPC

Projeto de intervenção comunitária para requalificação do espaço público – reaqualificação de praça comunitária e instalação de piso sociodesportivo, e educação não formal de jovens em situação de desocupação. O Recriar BPC integra oficinas sociais e criativas que fazem recurso inovador das metodologias sociodesportivas de Futebol de Rua e de outras metodologias como a capacitação em upcycling e bricolagem, a participação e o trabalho de rua.

A ANFR foi coprodutora do projeto que aconteceu ao abrigo do Programa BipZip – Parcerias Locais 2015-2018, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa.

Recriar BPC no facebook

Enter the Game Too

Enter the Game Too começou por envolver a participação de elementos da ANFR, entre 2013 e 2014, no long-term training course for youth workers (curso de longa duração para trabalhadores/as sociais na área da juventude) que se realizou em Estrasburgo, ao abrigo do projeco Enter do Conselho da Europa.

Em fevereiro de 2014, com o financiamento da fundação SOROS-OSF, o Enter the Game Too promoveu na freguesia de Carnide, ao longo de cerca de um ano, uma estrutura participativa e de educação informal para a consciencialização e capacitação juvenil em torno dos direitos sociais, fazendo recurso inovador das metodologias sociodesportivas de Futebol de Rua e de outras metodologias como a capacitação em cultura mediática, a participação e o trabalho de rua.

No âmbito deste projeto foram desenvolvidas várias valências e atividades com cerca de 35 jovens, entre os 16 e os 35 anos: treinos e eventos sociodesportivos de Futebol de Rua para consciencialização e debate dos direitos sociais (saúde, educação, emprego, habitação, mobilidade, proteção social e jurídica, não-discriminação); workshops de capacitação juvenil para a liderança, empowerment pessoal e comunitário, com foco na cultura mediática e direitos sociais; dinamização de plataforma on-line pelos/as jovens para a defesa dos direitos sociais na comunidade; ações de sensibilização e ação cívica junto de grupos e organizações da comunidade.

Enter no facebook


Pop Up Bairros 2010-11

O Pop Up Bairros foi realizado no contexto do festival de cultura urbana – Pop Up Lisboa 2010, e desafiou um grupo multidisciplinar de artistas e criadores/as a “habitarem” o bairro social Portugal Novo, nas Olaias em Lisboa. A ANFR presidiu a comissão executiva do projeto que contou com o financiamento da Câmara Municipal de Lisboa para desenvolver parte da sua atividade.

O Pop Up Bairros teve como principais objetivos: valorizar os espaços comuns e outras zonas degradadas do bairro através da criação de projetos artísticos site-specific; contribuir para a criação de imagens novas e positivas do bairro Portugal Novo; promover dinâmicas participativas que permitissem criar momentos de contacto e partilha entre habitantes e habitantes e forasteiros/as; estimular o desenvolvimento de sentimentos de pertença e apoiar a sociabilização da comunidade local; despertar o interesse do público em torno de comunidades urbanas habitualmente estigmatizadas ou excluídas do circuito cultural da cidade. O Futebol de Rua foi a metodologia e prática que permitiu mobilizar a comunidade em torno das várias atividades desenvolvidas.


Play for the Job

Realizado em 2010 na Lx Factory, o projeto Play for the Job foi organizado em parceria com Ministério do Trabalho e Solidariedade Social e a revista Fórum Estudante e destinado a jovens finalistas e recém-licenciados/as à procura do 1º emprego. A iniciativa convidou os participantes para uma ação de recrutamento e formação inédita, que incluiu entrevistas de emprego, workshops temáticos sobre novas forma de trabalho, convívio e alargamento de redes sociais.

Um campeonato de Futebol de Fua foi a metáfora que orientou o formato da iniciativa – ação de recrutamento rápido que aconteceu dentro das linhas de um jogo onde os/as participantes buscavam vitórias no campo da vida. A maioria dos/das participantes considerou o evento inovador, útil e pertinente.


Mais Equipa Melhor Bairro

Realizado em 2009, o Mais Equipa Melhor Bairro foi um projeto piloto da ANFR que apostou na sensibilização, divulgação e disseminação da metodologia sociodesportiva de Futebol de Rua junto de organizações intervenientes no bairro Padre Cruz e áreas envolventes.

O projeto organizou-se em torno de ações de formação teóricas e práticas, que tiveram por foco a preparação de equipas de Futebol de Rua pelas entidades participantes e a organização de um torneio comunitário, onde todas as equipas foram chamadas a competir e que foi produzido pelos formandos e formandas, no âmbito da formação introdutória à produção de eventos sociodesportivos.