2º Encontro Intercultural Bola Colorida na Casa de Acolhimento de Crianças Refugiadas do Conselho Português para os Refugiados

Ontem, 9 de abril, foi dia de passeio. Até parece mentira, mas foi um grupo do Cabrinha, guiado pelo João da We Hate Tourism Tours, e outro da Horta Nova, em dois carros, guiados pelas Joanas – a Joana do Bola Colorida e a Joana do Lisbon Sutainable Tourism, até ao parque da Bela Vista. Chegados ao parque, encontramo-nos em frente à Casa. Mas que Casa? A Casa de Acolhimento para Crianças Refugiadas (CACR) do Conselho Português para os Refugiados, onde vivem cerca de 26 crianças e jovens. Fomos recebidos pela Dora, a diretora, que, depois das apresentações iniciais, logo nos contou acerca dos objetivos daquela Casa e das histórias de quem ali vive. O propósito da CACR é acolher pessoas menores de idade que chegam a Portugal sozinhas, fugidas dos seus países, e que pedem asilo ao Estado Português. A maior parte é originária de África e chegou a Portugal vinda da Turquia ou de outros países da Europa Oriental. Mas a viagem Turquia – Portugal, feita de avião, é, na maioria dos casos, apenas a última etapa de longas viagens de fuga que realizam, que podem durar meses ou até mesmo anos. Ouvimos histórias de jovens que atravessaram o continente Africano a pé; que passaram semanas num pequeno bote insuflável para atravessar o Mar Mediterrâneo; que percorreram milhares de quilómetros escondidos na mala de camião. Fugiram dos seus países para se salvarem – alguns da guerra, outros de Estados repressivos que os perseguiam por causa da sua religião, partido político ou origem étnica. A Dora contou-nos algumas histórias incríveis de jovens ali chegados, tão incríveis que o pessoal do Bola Colorida não conseguia acreditar.

Depois fomos ver a Casa, visitar as suas instalações e conhecer essas pessoas. Apercebemo-nos logo acerca do bom ambiente daquele lugar, da amabilidade dos técnicos que aí trabalham, da gentileza e simpatia das pessoas que habitam. Mas estava na hora da jogatana! Foram as crianças e jovens que nos convidaram para irmos a um campo de futebol ali perto que eles costumam utilizar.

Com toda a malta em campo, organizaram-se quatro equipas mistas e realizaram-se quatro jogos, e, apesar das poças de água no chão do campo, tudo correu às mil maravilhas! No final, quando regressamos à Casa, já estava tudo misturado: jovens da CACR, Horta Nova e Cabrinha, uma maravilha! Podem ver as fotos da jogatana aqui.

A tarde acabou com um belo lanche preparado pela excelente cozinheira da CACR. Toda a gente a comer, a conversar e a rir, assim é que a vida é linda <3

Veja Também