A ANFR – Associação Nacional de Futebol de Rua, também designada FUTRUA, foi criada a 29 de novembro de 2007, é uma associação privada de solidariedade social sem fins lucrativos (IPSS), reconhecida como pessoa coletiva de utilidade pública.
A ANFR utiliza o desporto, em particular a modalidade Futebol de Rua, como estratégia de inovação social, através da intervenção sociopedagógica e cultural, com os objetivos de promover a mudança social, o desenvolvimento humano e a inclusão social dos cidadãos e cidadãs.
Em Portugal, a par de projetos e associações congéneres de todo o mundo, a ANFR promove o Futebol de Rua como estratégia criativa na promoção de estilos de vida saudáveis e na resolução de problemas sociais como a pobreza, a exclusão ou a discriminação.
O Futebol de Rua proporciona o contexto e dinâmicas favoráveis ao desenvolvimento de sentimentos de pertença, espírito de equipa e luta por objetivos comuns, unindo as pessoas na partilha de um campo para a vida!
“TODOS SOMOS UM/A! EU SOU PORQUE NÓS SOMOS!”
A ANFR prossegue valores humanistas, de solidariedade, cooperação, capacitação e empowerment baseados na filosofia africana UBUNTU vivida por Nelson Mandela, tendo a pessoa humana como centro da intervenção.
A criação da associação baseou-se na experiência da sua equipa fundadora, responsável pelo desenvolvimento do Futebol de Rua em Portugal e pela participação de equipas nacionais em projetos internacionais desde 2004. Esta experiência afirmou a necessidade de criar uma associação exclusivamente dedicada a esta modalidade desportiva.
Públicos:
- Crianças e jovens, em especial, em situação de vulnerabilidade social e suas famílias;
- Comunidades migrantes;
- Pessoas em risco ou em situação de pobreza/exclusão social/discriminação;
- Pessoas afetadas por outros problemas sociais persistentes;
- Organizações de economia social;
- Empresas e setor público.
Principais focos de atuação:
- Desenvolver a modalidade desportiva de Futebol de Rua como estratégia de intervenção social, pedagógica e cultural na promoção do desenvolvimento humano e da inclusão social;
- Promover a inclusão social e desenvolver estratégias preventivas e de combate face à pobreza e exclusão social;
- Promover o diálogo intercultural e a união entre os povos;
- Promover estilos de vida saudáveis e o acesso à prática desportiva;
- Promover a mudança social, a capacitação e o desenvolvimento humano.
Filiações:
Associada da Rede de Desenvolvimento Local e Comunitário de Lisboa (DLBC) e membro dos orgãos sociais, na qualidade de suplente do Conselho Fiscal
Documentos:
Registo de IPSS e Utilidade Pública
Contas do Exercício de 2021
Contas do Exercício de 2020
Contas do Exercício de 2019
Contas do Exercício de 2018
Contas do exercício de 2017