Destinado a 30 crianças e jovens do Bairro Padre Cruz este projeto surge no âmbito da iniciativa Centros de Estudo Gulbenkian, financiada pelo Serviço de Educação e Ciência da Fundação Calouste Gulbenkian, e visa oferecer oportunidades de aprendizagem de alta qualidade aos estudantes que frequentam escolas situadas em zonas de pobreza e exclusão social, em espaços comunitários já em desenvolvimento ou em criação. Propõe-se, com esta iniciativa piloto promovida e gerida pela ANFR no Bairro Padre Cruz, testar um modelo de intervenção de apoio à aprendizagem em territórios desfavorecidos, no período pós-escolar e durante as pausas letivas, para estudantes do ensino primário, básico e secundário, de forma a potenciar crianças e jovens a alcançar o sucesso escolar.

Objetivos
A trave-mestra do Centro de Estudo Gulbenkian é o apoio ao estudo de estudantes habitantes no Bairro Padre Cruz e identificados em conjunto pelas escolas do território e pela ANFR, contribuindo, assim, para a redução das desigualdades educativas existentes. Para tal, definem-se como objetivos:
a) Aumentar as competências básicas de crianças e jovens em português, matemática e inglês

b) Recuperar aprendizagens e melhoria de resultados académicos

c) Reforçar a relação escola-família-comunidade

d) Alargar o leque de aprendizagens e oportunidades das crianças e jovens

A implementação do Centro de Estudo Gulbenkian desenvolve-se ao longo de quatro linhas de atividades:
1. Explicações nas disciplinas identificadas com professores e/ou explicadores especializados;
2. Estabelecimento de relações escola-família-comunidade, com um aumento das interações, criando oportunidades de deteção e correção de comportamentos de risco através de visitas domiciliárias, no espaço do Centro de Estudo, e na escola;
3. Programa de mentoria com jovens e adultos de referência, nomeadamente através da Rede de Bolseiros Gulbenkian;
4. Atividades que levem as crianças e jovens a explorar aprendizagens e novos horizontes fora da sua área de residência (e.g. visitas de estudo; atividades culturais).

Financiado por:

Em parceria com:

Parceiros – NUPIC – Núcleo de Psicologia e Intervenção Comunitária
Logótipo e Brasão - Junta de Freguesia de Carnide