Projeto Biblioteca Viva

A ANFR é parceira do Projeto ‘Biblioteca Viva’ promovido pela Associação SPIN e financiado pelo Programa ‘Bairros Saudáveis 2021’, um programa público, de natureza participativa e de pequenas intervenções através do apoio a projetos de associações, coletividades, ONG’s, movimentos cívicos e organizações de moradores/as, em articulação com as autarquias, as autoridades de saúde ou demais entidades públicas, para melhoria das condições de saúde, bem estar e qualidade de vida em territórios vulneráveis. A ‘Biblioteca Viva’ trás ao Bairro Padre Cruz uma metodologia, que em vez de livros que podemos requisitar e ler, é constituida por pessoas, que em tom de conversa e espalhadas pelo bairro, nos contam histórias que ajudam a desconstruir estereótipos e preconceitos. 

Projeto Com Vida

A ANFR é parceira do Projeto ‘Com Vida’ [2021-2023] financiado pelo Fundo Social Europeu – Projetos Inovadores na Área Social (FSE PI 9.6) em parceira com a Rede DLBC Lisboa, promovido e gerido pela Associação de Moradores/as do Bairro Padre Cruz. É um projeto de intervenção comunitária no Bairro Padre Cruz (BPC) que consiste num território EDL (BIP/ZIP) da àrea Metropolitana de Lisboa. As atividades do projeto, de porta aberta à comunidade, são dirigidas aos residentes do BPC e territórios da EDL (BIP/ZIP) envolventes e consistem em apoio social, numa cantina e cafetaria social, em serviços de lavandaria e engomadoria social e na dinamização de uma loja solidária, tendo em vista apoiar as necessidades básilares da população local, no decurso do processo de requalificação sociourbana do território.

Projeto Boba Studio E8G

Na 8ª geração do Programa Escolhas (2021-2022) a ANFR para além de gerir e promover o projeto Bola P’ra Frente E8G, fez parte do consórcio de parceiros do projeto Escolhas Boba Studio E8G promovido e gerido pela Associação Jardins Escolas João de Deus. O Boba studio é um projeto de intervenção comunitária com o objetivo de promover a inclusão social das crianças e jovens do concelho da Amadora, do bairro do Casal da Boba e da Freguesia da Mina, através do desenvolvimento de competências pessoais, sociais e académicas. A ANFR faz a mentoria relativa ao desenvolvimento da atividade sociodesportiva e de futebol de rua no projeto.

Projeto Game-Int.eu KA2

Promovido entre 2021 e 2022 pelo parceiro alemão Kindervereinigung Leipzig com a colaboração da Associação Spin e da ANFR. Trata-se de um projeto de intercâmbio comunitário, que visa a criação de uma app que vai permitir aos/às jovens criarem os seus próprios jogos, com o intuito de poder ser usado como ferramenta de integração juvenil no processo de elaboração (por exemplo) de um youth exchange (intercâmbio juvenil) contribuindo para a literacia digital e para a mobilidade juvenil. Trata-se de um projeto internacional ao abrigo das parcerias multilaterais e estratégicas para a inovação do Programa Erasmus + e que conta com a participação de parceiros da Alemanha, Grécia, Finlândia e Portugal e que vai permitir muitas viagens e aventuras juvenis em espaço Europeu. 

Grupo de Empregabilidade de Carnide – Projeto Digit@emprego.On

A ANFR é parceira estratégica do projeto Digit@emprego.On promovido pela Cooperativa Horas de Sonho e pelo Grupo de Empregabilidade de Carnide (GEC) da qual a ANFR  é membro fundador e integrante. O projeto visa desenvolver ferramentas de acesso ao emprego na era digital, mediante a formação dos jovens e adultos em idade ativa, promovendo o aumento do acesso ao mercado de trabalho e ferramentas de participação cívica e exercício da cidadania. Este projeto decorre ao abrigo do Programa BipZip – Parcerias Locais 2020-2023, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa. 

Futebol de Rua na Horta Nova

Derivado do trabalho desenvolvido nos projetos ‘Bola Colorida’ e ‘Ludos Take’ a ANFR dinamiza semanalmente, com o apoio da Junta de Freguesia de Carnide treinos sociodesportivos de futebol de rua para as crianças do bairro.

 

Projeto Ludos Take  

A ANFR é parceira estratégica do projeto Ludos Take 1 e 2 promovido pela Associação Jardins Escolas João de Deus para a mentoria e disseminação da metodologia sociodesportiva de Futebol de Rua e na expansão desta a novos públicos e territórios, nomeadamente no bairros da Horta Nova. Este projeto decorre ao abrigo do Programa BipZip – Parcerias Locais 2019-2022, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa e a participação da ANFR conta com o apoio suplementar da Junta de Freguesia de Carnide para o desenvolvimento da atividade ‘Futrua na Horta Nova’.

Projeto Boba Studio E7G

Na 7ª geração do Programa Escolhas (2019-2020) a ANFR para além de gerir e promover o projeto Bola P’ra Frente E7G, fez parte do consórcio de parceiros do projeto Escolhas Boba Studio E7G promovido e gerido pela Associação Jardins Escolas João de Deus. O Boba studio é um projeto de intervenção comunitária com o objetivo de promover a inclusão social das crianças e jovens do concelho da Amadora, do bairro do Casal da Boba e da Freguesia da Mina, através do desenvolvimento de competências pessoais, sociais e académicas. A ANFR faz a mentoria relativa ao desenvolvimento da atividade sociodesportiva e de futebol de rua no projeto.

Projeto Pulsar BPC

Projeto promovido pela Junta de Freguesia de Carnide, no âmbito do qual a ANFR apadrinha 11 lotes no Bairro Padre Cruz. A associação realizou mais de 450 visitas domiciliárias, procedeu à sinalização e acompanhamento de situações de vulnerabilidade social, à mediação entre os/as moradores/as e o poder local na gestão e manutenção do edificado e dos espaços comuns do bairro, bem como à sensibilização da população residente para os seus direitos e deveres e autonomia na resolução dos seus problemas.

Pulsar BPC no facebook

Outros Campeonatos e Oficinas João de Deus

A ANFR foi parceira estratégica dos projetos Outros CampeonatosOficinas João de Deus para a mentoria e disseminação da metodologia sociodesportiva de Futebol de Rua e na expansão desta a novos públicos e territórios, nomeadamente aos bairros Quinta do Cabrinha e Horta Nova. Estes projetos decorreram ao abrigo do programa BipZip – Parcerias Locais 2016-2019, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa. A participação da ANFR contou com o apoio da Junta de Freguesia de Carnide.

 

Outros Campeonatos no facebook

Do Outro Lado do Bairro E6G

A ANFR foi membro do consórico de parceiros do projeto ‘Do Outro Lado do Bairro E6G’ promovido pela Associação Jardins Escolas João de Deus e financiado pelo Programa Escolhas, entre Março de 2016 e dezembro de 2018. O projeto estava vocacionado para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social na Venda Nova, Amadora e para a potencialização do seu potencial sócioartístico e sóciodesportivo como um recurso para a mudança da e na comunidade.

Coreto | Street Food & Urban Culture e Job Ready 

A ANFR foi parceira estratégica do Coreto – street Food & Urban Culture, um projeto de empreendedorismo solidário que dinamizou a zona histórica de Carnide dando oportunidades de empregabilidade a jovens em situação de desocupação, com a colocação em circulação de uma Piaggio de street food, a dinamização de Feiras Urbanas promotoras da economia social de base local e da formação de uma banda de percussão. Este projeto aconteceu no âmbito do programa BipZip – Parcerias Locais 2015-2018, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, e em Carnide a parceria da ANFR envolveu ainda o projeto Job Ready para a criação de uma rede de empregabilidade na freguesia.

Projetos BipZip Carnide no facebook