Home > Notícias > Bola Colorida > 1º Encontro Sociodesportivo Bola Colorida – Treino conjunto de Futebol de Rua no Bairro da Horta Nova

1º Encontro Sociodesportivo Bola Colorida – Treino conjunto de Futebol de Rua no Bairro da Horta Nova

No dia 15 de dezembro os jovens do Cabrinha foram visitar a malta da Horta Nova, e foi brutal!

Conforme explicado anteriormente, um dos objetivos do Bola Colorida é facilitar o conhecimento e contacto entre dois bairros lisboetas, Horta Nova (Carnide) e Quinta do Cabrinha (Alcântara), ao ponto de se criar uma equipa de futebol de rua comum. Como tal, para além dos treinos semanalmente realizados em cada um dos bairros, uma vez por mês são dinamizados encontros sociodesportivos em forma de treino conjunto, em que se joga futebol mas também se encetam amizades, falam-se dos sonhos, revelam-se receios, discutem-se objetivos. São momentos de partilha, de formação entre pares, de cooperação, de construção de laços e de aprendizagem para a vida!

Os contextos e as histórias dos dois bairros são bastantes diferentes, pelo que os seus habitantes também são diferentes, culturalmente. Por isso, estes encontros também ajudam os nossos jovens a desenvolver competências interculturais, isto é, a aprender a aceitar a diferença e a crescer com ela! O que é desconhecido, e que é normalmente visto como uma ameaça, torna-se conhecido, ou seja, o diferente torna-se familiar, dando espaço para que uma nova realidade intercultural surja, inclusiva e participada.

Mostrando alguma apreensividade, chegaram os jovens do Cabrinha à Horta Nova ao início dessa tarde. O primeiro contacto entre estes e os locais foi feito com olhares de esguelha. O tempo ameaçava chuva, mas mesmo assim entraram todos corajosamente para o campo de futebol, ali na praça central do bairro. Começamos com uma apresentação dos presentes, os dois treinadores de ambos os bairros e respetivos jogadores. Depois então começou a bola: aquecimento, exercícios de técnica e, no final, jogo de duas partes – a primeira, para fazer a vontade aos jogadores, em que os dois bairros jogaram um contra o outro; na segundo parte, fazendo a vontade à diversidade :), misturaram-se os bairros em duas equipas mistas. O final do jogo foi já feito debaixo de chuva, que embora ainda miudinha, já começava a encharcar. Fugimos todos para a salinha de reuniões do Juventude, onde nos esperava um nutritivo e saudável lanche, com fruta, sandes, sumos e frutos secos.

Resumindo: o primeiro encontro entre a Horta Nova e o Cabrinha correu muito bem, toda a gente se entendeu perfeitamente e até já anseiam, uns e outros, pelo próximo encontro com os novos amigos!

Para realizar este encontro contamos com a imprescindível ajuda da Junta de Freguesia de Carnide, que cedeu a sua carrinha para transportar os jovens, a qual agradecemos muito! Também agradecemos ao Juventude Horta Nova Futebol Clube, pela cedência da sala de reuniões e do campo; ao Óscar e ao Caló, os nossos valiosos misters, por terem dinamizado tão bem o treino conjunto; e, claros, aos nossos queridos jovens, os verdadeiros protagonistas,  que tão empenhada e convictamente têm participado nesta aventura.

Os treinos continuam no Cabrinha e na Horta Nova, e o próximo encontro entre os dois bairros será já no próximo dia 19 de Janeiro.

Até já!

Veja Também